LA PLATAFORMANCE I ENCONTROS



1º Encontro da segunda Temporada

ENCONTROS LA PLATAFORMANCE

Coordenação: Artistas La Plataformance

Trata-se de um ciclo de encontros sobre performance que farão parte da programação da “Estação de Trabalho Colaborativo: La Plataformance” e são pautados por uma série de experiências focadas em 3 campos principais: Criação e articulação poética (interface de trabalho dos artistas); Agenciamento de Encontros (gestão) e (De)formação do pensamento (educação). A ideia é criar um espaço de diálogo que propicie o desenvolvimento de discussões no campo da arte da performance. Ao final dos encontros será produzida uma publicação impressa com as atividades realizadas pela plataforma de trabalho e com textos dos convidados destes encontros.

ENCONTRO SOBRE CRIAÇÃO E ARTICULAÇÃO POÉTICA

Convidado: Tales Frey

9/7 – quinta-feira – 16.h às 18h
60 vagas


Encontro dedicado a compartilhar experiências com performancerxs que evidenciem as  etapas de seu respectivo processo criativo, passando pela construção do pensamento (ideia, desenhos, escritas, cadernos), pela materialização da ação e sua articulação poética nas interfaces do trabalho (portfólio, statement, projeto e etc).

Tales Frey vive e trabalha entre o Brasil e Portugal. Encenador, crítico de arte, artista performático e videoartista, atualmente, é doutorando em Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra em Portugal, onde está desenvolvendo a tese-projeto (Practice-led Research) “Performance e ritualização: moda e religiosidade em registros corporais”.

Fez Mestrado (Strictu Sensu) e especialização (Lato Sensu) em Estudos Artísticos – Teoria e Crítica da Arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Sua formação (graduação) é em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil), instituição onde manteve vínculo para cursar uma graduação em Indumentária na Escola de Belas Artes da UFRJ. Atualmente, cursa seu segundo mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Universidade do Porto.

Apresentou trabalhos artísticos na Argentina, no Brasil, no Canadá, na China, em Cuba, nos Estados Unidos da América, na Inglaterra, na França, na Alemanha, na Malásia, na Polônia, no Peru, em Portugal, na Sérvia, na Suécia e na Tailândia. Entre os principais eventos e espaços, exibiu um filme no Short Fim Corner do Festival de Cannes 2011, uma performance durante o Rapid Pulse International Performance Art Festival na Defibrillator Gallery em Chicago e apresentou uma videoperformance no The Kichen em New York em 2012. Em 2013, foi um dos selecionados para exibir uma performance, ao vivo, no Performance Platform Lublin na Polônia na Galeria Labirynt. Dentre as várias exposições coletivas e individuais, sob aval da Cia. Excessos, Tales mostrou “Moda e Religiosidade em Registos Corporais” na cidade de Guimarães no Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitectura, SESC em Campinas-SP e SESC São José do Rio Preto; mostrou ainda a exposição Orexia no Barracão Maravilha na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2014, com Paulo Aureliano da Mata, realizou a MOSTRA PERFORMATUS #1 na Central Galeria de Arte em São Paulo.


Membro fundador da Cia.Excessos e da revista eletrônica Performatus. É autor do livro “Discursos críticos através da poética visual de Márcia X.”


Audio Tales Frey | Conversa (A) Fiada